Responsabilidade Social

A responsabilidade da FATEC/BA, enquanto instituição de ensino tem como perspectiva materializar uma política de atenuar as desigualdades sociais, oferecendo soluções que auxiliem o ser humano como forma de melhorar sua qualidade de vida. Sabe a instituição ainda, que a responsabilidade social significa o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade enquanto procura atingir seus próprios interesses.
Essa responsabilidade social se manifesta de inúmeras formas, seja pela ação do ensino, seja pela pesquisa e pela extensão. Torna-se visível a partir deste PDI, desde a sua missão institucional e os seus objetivos que a IES está centrada no desenvolvimento de atividades contínuas que oportunizam de fato uma melhoria das condições de vida das comunidades do seu entorno.
A FATEC/BA busca demonstrar sua responsabilidade social através:

a) de democratização do conhecimento produzido;
b) da viabilização de acesso a este conhecimento a todas as camadas sociais;
c) da articulação que busca entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
d) da efetivação de ações que oportunizem a autonomia técnica, científica, cultural e filosófica dos envolvidos;
e) realização do trabalho coletivo;
f) do respeito à pluralidade de ideias;
g) da busca constante da sustentabilidade e autogestão das comunidades envolvidas;
h) do caráter de processo interdisciplinar de suas ações, que buscam de modo contínuo e permanente promover o desenvolvimento humano e social em todos os âmbitos;
i) dos programas de empreendedorismo e de sua relação com os órgãos fomentadores econômicos;
j) dos programas e projetos de inovação;
k) dos programas interdisciplinares que tem como foco o encontro do aluno com a sua própria realidade e a divisão da sua responsabilidade com outrem.