Edições anteriores
-
REVISTA FATEC DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
v. 7 n. 1 (2022)Afinal, o que é excelência acadêmica?
A edição da Revista FATEC de Tecnologia e Ciências desse semestre traz um assunto muito interessante para a educação superior: a excelência acadêmica. Mas afinal, o que as faculdades ou universidades querem dizer com essa expressão?
Segundo o dicionário On-line de Português (DICIO), excelência pode ser entendida como uma característica do que é excelente, de teor elevadíssimo; também significa primazia ou perfeição. Entretanto quando falamos de excelência acadêmica no âmbito das instituições de ensino superior (IES), é importante destacar que o ensino vai muito além de uma transmissão de conhecimentos feita pelos docentes. Ele também tem o papel fundamental de promover a criação, a atualização e a reformulação do saber que é produzido no processo de ensino-aprendizagem.
O significado de cursos de excelência no Ministério da Educação (MEC) refere-se aos cursos que são reconhecidos com conceito 4 e 5, considerados conceito de excelência, através de uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). E nesse ano de 2022 a FATEC reconheceu 9 cursos com notas de excelência!
Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Direito, Educação Física, Logística, Pedagogia e Odontologia passaram pela avaliação. Com docentes qualificados (especialistas, mestres e doutores), laboratórios equipados e uma estrutura moderna, a FATEC|BA oferta para seus alunos um ensino de qualidade que prepara o profissional não só para a vida, mas também para o mercado de trabalho.
Há 10 anos de anos atuando no mercado de educação superior, a Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia tem buscado sempre estar no ranking das melhores IES do Estado baiano.
Falar de excelência acadêmica é aprender que ela não é medida só com a lista de boas notas de um aluno ou com uma ótima classificação de uma IES no MEC, mas ela também é vista como sendo a realização de projetos comunitários que promovem a responsabilidade social, a criação de incentivos para a inserção no ensino superior por meio de programas de bolsas e de financiamentos estudantis, o acesso às bibliotecas modernas e atualizadas, a reformulação de matrizes curriculares que acompanhem as normas do MEC e promovam o pensamento crítico e, acima de tudo a capacidade de preparar aluno para que ele seja o melhor profissional e bem-sucedido em sua carreira. Nessa edição foram contemplados artigos de docentes e discentes da nossa instituição.
Boa leitura a todos e todas!
Mackson Viana
Jornalista, palestrante na área de carreira e desenvolvimento pessoal. Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais Faculdade Boas Novas – FBN. Master em Assessoria de Comunicação Digital Centro Universitário Araguaia.Elbênia Ramos
Jornalista, professora universitária, Mestre em Educação, Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. -
REVISTA FATEC DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
v. 6 n. 1 (2021)Homenagem póstuma ao eterno mestre, Dr. Gomes!
O presente editorial, por iniciativa do Núcleo de Pós-graduação, pesquisa e Extensão (NUPPE), tem por finalidade prestar homenagem a José Antônio Gomes ou, como carinhosamente era conhecido, o saudoso Dr. Gomes (1956-2021). Esse é um reconhecimento de sua trajetória como ser humano e profissional.
Advogado, empresário, esposo, pai e amigo. Homem que se orgulhava de ser filho de um ferroviário e uma dona de casa. Nasceu em 4 de agosto de 1956 e durante toda sua vida colegial estudou em escolas públicas de Alagoinhas/BA.
Casado há mais de 30 anos com a Dra. Eva Gomes, pai de um casal de filhos, Dr. Gomes sempre buscou devolver a sociedade alagoinhense aquilo que a sociedade lhe deu há cerca dos quase 40 anos de muito trabalho.
Concomitante aos estudos de nível médio, sempre manifestou a paixão pela língua inglesa. Estudou com professores locais, Antônio Assis Batista, Rui de Albuquerque e Décio Torres Cruz, pessoas as quais sempre foi eternamente agradecido.
Sua vida profissional iniciou ao lecionar em várias escolas. Em seguida, por ter o domínio proficiente da língua inglesa, foi tradutor por muitos anos e atuou como intérprete em várias empresas internacionais, dentre elas: Halliburton, Santa Fé Drilling Maresk Pioneer e Montreal Engenharia.
Prestou vestibular para o curso de Direito em dezembro de 1977 na Universidade Católica do Salvador, porém, em razão da crise econômica, foi obrigado a transferir o curso para uma universidade em São Paulo, pois trabalhava exercendo as funções de tradutor junto a Montreal Engenharia. Sua colação de grau foi em 1984.
Na advocacia trabalhou por 37 anos, neste período ainda realizou especialização em Direto Penal e Direto Civil, além do mestrado na área de Direito, Cidadania, Governança e Políticas Públicas.
As contribuições para Alagoinhas estão registradas em todos os empreendimentos os quais criou e administrou gerando mais de 286 empregos diretos. Todo legado de Dr. Gomes ecoa na Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (Fatec), no Colégio Renovação e Escola Técnica de Alagoinhas, Wizard Idiomas, Wings e também na Academia Agogê.
Sua maior missão e satisfação foi proporcionar dignidade, felicidade e CIDADANIA a todos os colaboradores e colaboradoras assim como aos envolvidos em todos os projetos.
O nosso respeito e gratidão pelas suas valiosas contribuições!
Dr. Gomes, presente!
-
Revista Fatec de Tecnologia e Ciências
v. 5 n. 1 (2020)No dia 11 de março de 2020 o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde - OMS, Tedros Ghebreyesus, declarou que o covid-19 é uma pandemia. O mundo inteiro discute uma saída para a crise e as mais diversas opções de enfrentamento ao vírus é tomada, entre elas, aquelas que colocaram países inteiros de portas
fechadas. Uso de máscaras e álcool em gel passaram a fazer parte da rotina dos cidadãos.
Os grandes desafios para esta geração estavam postos à mesa. O número de casos cada vez maior, a corrida na busca de uma vacina, mitigação das liberdades individuais como alternativa para redução 8dos números de casos. Um dia paramos de ir ao trabalho com a promessa de voltar em 15 dias, no entanto, oito meses depois ainda paira a dúvida se tudo ainda voltará ao normal.
O mundo está em transição para uma novo momento e com certeza, não há momento melhor para a produção do conhecimento científico a não ser em momentos de grande agitação, onde os problemas exigem novas soluções.
A RFTC este ano, afetada pela pandemia, vem apenas com um único volume, mas cheia de novidades e na esperança de que breve possamos olhar para trás e constatar que vencemos e amadurecemos.
Boa leitura!
Prof. Abimael Borges - Editor
-
Revista Fatec de Tecnologia e Ciências - Edição de 2018.1
v. 3 n. 1 (2018)A presente edição vai ao ar com a colaboração dos diversos pesquisadores e artigos de excelente qualidade.Predominantemente os temas relacionados a gestão e administração aparecem como um expoente de novas ideias e modernização.
No artigo dos colaboradores Lilian Máximo Alcântara Dos Santos e Tiara Santana Santos, muito bem orientado pelo professor Raimundo Washington dos Santos (FATEC), há uma análise sobre a importância da comunicação planejada no âmbito da Segurança no Trabalho.
Ainda da lavra de orientações do professor Raimundo Washington dos Santos (FATEC), temos o artigo produzido pelos colaboradores Paulo Januário Santos De Jesus e Jorge Eduardo Azevedo Santana Vila Flor, que trata sobre gerenciamento da cadeia de suprimentos e de manutenção. Além desse, nos enriquece o colaborador Jorgenildson Matias Santos Silva, trazendo o tema de gestão do conhecimento nas organizações. Uma análise sobre as possibilidades de implantação de Rota Acessível na Avenida Sete de Setembro é apresentada pelo colaborador Marcus Vinicius Cesarino Barreto, dentro do campo de conhecimento da Arquitetura e Urbanismo. E para fechar com chave de outro, a professora Mílvia Oliveira Cerqueira nos brinda com o evolvente artigo que trata da temática ambiental na educação infantil inserida na Base Nacional Comum Curricular. Desejo a você uma excelente leitura! Abraços Prof. Abimael Borges Editor -
Revista Fatec de Tecnologia e Ciências
v. 2 n. 1 (2017)Nos tempos em que vivemos o mundo precisa de soluções eficientes para os problemas que a modernidade enfrenta.
Nós avançamos muito em tecnologia e ciência, modernizamos a nossa indústria, criamos equipamentos sofisticados que fazem nossas atividades com uma rapidez incrível.
Nós desenvolvemos técnicas de gestão e administração capazes de nos garantir enorme satisfação na produtividade das empresas e dos governos.
Diante de todas essas conquistas, até chegamos a acreditar que o nosso tempo seria mil maravilhas, pois já teríamos resolvido os problemas que mais castigaram a humanidade ao longo das eras.
No entanto, quanto mais fomos nos desenvolvendo, quanto mais perguntas foram sendo respondidas, nos descobrimos diante de diversos outros questionamentos e desafios tão grandes como se considera uma das perguntas mais fundamentais: quem somos perante o universo?
Talvez a nossa ilusão em encontrar todas as respostas seja apenas o caminho das pedras para o encontro com novos desafios.
A humanidade continuará tendo que lidar com inúmeros problemas, e a nossa luta pelo saber pela construção do conhecimento será eterna.
A Revista Fatec de Tecnologia e Ciência vem nesse sentido, colaborar com o mundo na pesquisa acadêmica para que as novas gerações encontrem as respostas para as perguntas que nos moveram até aqui.
Abimael Borges - Editor
-
Revista Fatec de Tecnologia e Ciências
v. 1 n. 1 (2016)Temos a grata satisfação de apresentar ao publico leitor o primeiro volume da Revista Fatec de Tecnologia e Ciências!
Neste volume trazemos artidos dos nossos professores Abimael Borges dos Santos, também editor da revista, que faz uma análise da Lei nº. 12.737/12, art. 154-a do Código Penal, que tipifica os delitos cibernéticos e ficou conhecida como Lei Carolina Dieckmann, Hosana Maria de Meireles Batista que trás o artigo "Trabalho de conclusão de curso – TCC no ensino superior: avaliação ou determinação?", Washington Flávio Carvalho da Cruz, com o artigo "No campo das Ciências Sociais: uma visita “A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água” reflete os padrões socais preestabelecidos pela sociedade contemporânea.", e o professor Me. Raimundo Washington dos Santos, com o artigo "As mulheres quilombolas e a economia solidária numa perspectiva de cultura na sociedade ocidental", mas também temos a participação de Cristiane Mendes da Silva Santos com seu artigo "Nos vendo por espelho: as experiências de letramento na formação de professores do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa no município de Alagoinhas - Bahia".
Desejamos uma excelente leitura!
Alagoinhas, junho de 2016.
Prof. Abimael Borges dos Santos
Editor