GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM FATOR ESTRATÉGICO NAS RGANIZAÇÕES E SUAS CULTURAS ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Jorgenildson Matias Santos Silva FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DA BAHIA
  • Raimundo Washington dos Santos FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DA BAHIA

Palavras-chave:

Gestão, Conhecimento, Competência, Cultura, Organizações

Resumo

O gerenciamento das organizações à base da adoção da gestão do conhecimento tem-se mostrado uma tendência atual como rma de fazer frente a ambientes cada vez mais complexos, duvidosos e, mesmo, dinâmicos. A gestão do conhecimento busca ajustar as organizações de modo que o conhecimento seja um fator diferencial na competição. Foi feito uma revisão bibliográfica relacionada ao processo estratégico e a importância em obter e saber gerir as informações para que sejam usadas como recurso de grande valor.  O gerenciamento do conhecimento, juntamente com a criação, organização e aplicação, englobando os processos e ações da empresa e das pessoas envolvidas, gera esse diferencial e ajudam a explicar o sentido do Capital Intelectual. A organização deve estar atenta às mudanças de mercado e aos desejos dos clientes, pois o foco apenas na redução de custo pode prejudicar a necessidade do serviço. Baseado nessa definição pode-se comprovar ou mesmo aceitar que as funções de inteligência empresarial se orientam pela definição do negócio, dos objetivos e das metas da empresa. De acordo com a maioria dos autores, percebe-se que a disseminação do conhecimento muitas vezes não ocorre, ou ocorre de forma ineficaz, devido aos fatores culturais que precisam ser vencidos para que o processo de gestão do conhecimento possa prosseguir. O líder é um sujeito fundamental para promover a gestão do conhecimento.

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Publicado

2021-06-09