A TEMÁTICA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Mílvia Oliveira Cerqueira Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia

Palavras-chave:

Educação Básica, Educação Ambiental, Conservação Natural

Resumo

Na contemporaneidade, vem crescendo a preocupação em relação às condições ambientais. Reflexões e ações globais são desenvolvidas com a finalidade de conscientizar, sensibilizar e realizar a utilização do meio ambiente de forma sustentável, de maneira a garantir os recursos para as gerações futuras. É nesse contexto que a temática ambiental se encontra inserida nas diretrizes educacionais, com o intuito de formar cidadãos conscientes e participativos nos processos de conservação do patrimônio natural. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo, que delibera as aprendizagens essenciais para toda a Educação Básica brasileira. Nisso, compreende-se que a temática ambiental necessita estar presente em todas as etapas educacionais, notadamente na Educação Infantil, onde o processo ensino-aprendizagem para a criança estimula o respeito, a harmonia e o amor pelo meio ambiente. Para tanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a temática ambiental na Etapa da Educação Infantil da Base Nacional Comum Curricular, além de compreender o histórico de construção da Base Nacional Comum Curricular; descrever a estrutura da etapa da Educação Infantil da BNCC; e discutir a temática ambiental na etapa da Educação Infantil da BNCC. No trabalho apresentam-se a revisão bibliográfica dos conceitos, marco legal e histórico da construção da Base Nacional Comum Curricular, além da estrutura e definições da Educação Infantil e, por fim, discussões acerca da temática ambiental na BNCC, considerando a importância dessas questões para o processo pedagógico de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2021-06-09