v. 6 n. 1 (2021): REVISTA FATEC DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

					Visualizar v. 6 n. 1 (2021): REVISTA FATEC DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

Homenagem póstuma ao eterno mestre, Dr. Gomes!

O presente editorial, por iniciativa do Núcleo de Pós-graduação, pesquisa e Extensão (NUPPE), tem por finalidade prestar homenagem a José Antônio Gomes ou, como carinhosamente era conhecido, o saudoso Dr. Gomes (1956-2021). Esse é um reconhecimento de sua trajetória como ser humano e profissional.

Advogado, empresário, esposo, pai e amigo. Homem que se orgulhava de ser filho de um ferroviário e uma dona de casa. Nasceu em 4 de agosto de 1956 e durante toda sua vida colegial estudou em escolas públicas de Alagoinhas/BA. 

Casado há mais de 30 anos com a Dra. Eva Gomes, pai de um casal de filhos, Dr. Gomes sempre buscou devolver a sociedade alagoinhense aquilo que a sociedade lhe deu há cerca dos quase 40 anos de muito trabalho.

Concomitante aos estudos de nível médio, sempre manifestou a paixão pela língua inglesa. Estudou com professores locais, Antônio Assis Batista, Rui de Albuquerque e Décio Torres Cruz, pessoas as quais sempre foi eternamente agradecido.

Sua vida profissional iniciou ao lecionar em várias escolas. Em seguida, por ter o domínio proficiente da língua inglesa, foi tradutor por muitos anos e atuou como intérprete em várias empresas internacionais, dentre elas: Halliburton, Santa Fé Drilling Maresk Pioneer e Montreal Engenharia.

Prestou vestibular para o curso de Direito em dezembro de 1977 na Universidade Católica do Salvador, porém, em razão da crise econômica, foi obrigado a transferir o curso para uma universidade em São Paulo, pois trabalhava exercendo as funções de tradutor junto a Montreal Engenharia. Sua colação de grau foi em 1984.

Na advocacia trabalhou por 37 anos, neste período ainda realizou especialização em Direto Penal e Direto Civil, além do mestrado na área de Direito, Cidadania, Governança e Políticas Públicas.

As contribuições para Alagoinhas estão registradas em todos os empreendimentos os quais criou e administrou gerando mais de 286 empregos diretos. Todo legado de Dr. Gomes ecoa na Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (Fatec), no Colégio Renovação e Escola Técnica de Alagoinhas, Wizard Idiomas, Wings e também na Academia Agogê.

Sua maior missão e satisfação foi proporcionar dignidade, felicidade e CIDADANIA a todos os colaboradores e colaboradoras assim como aos envolvidos em todos os projetos.

O nosso respeito e gratidão pelas suas valiosas contribuições!

Dr. Gomes, presente!

Publicado: 2021-08-18

Edição completa

Artigos Científicos