v. 7 n. 1 (2022): REVISTA FATEC DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

					Visualizar v. 7 n. 1 (2022): REVISTA FATEC DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

Afinal, o que é excelência acadêmica?

A edição da Revista FATEC de Tecnologia e Ciências  desse semestre traz um assunto muito interessante para a educação superior: a excelência acadêmica. Mas afinal, o que as faculdades ou universidades querem dizer com essa expressão?

Segundo o dicionário On-line de Português (DICIO), excelência pode ser entendida como uma característica do que é excelente, de teor elevadíssimo; também significa primazia ou perfeição. Entretanto quando falamos de excelência acadêmica no âmbito das instituições de ensino superior (IES), é importante destacar que o ensino vai muito além de uma transmissão de conhecimentos feita pelos docentes. Ele também tem o papel fundamental de promover a criação, a atualização e a reformulação do saber que é produzido no processo de ensino-aprendizagem.

O significado de cursos de excelência no Ministério da Educação (MEC) refere-se aos cursos que são reconhecidos com conceito 4 e 5, considerados conceito de excelência, através de uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). E nesse ano de 2022 a FATEC reconheceu 9 cursos com notas de excelência!

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Direito, Educação Física, Logística, Pedagogia e Odontologia passaram pela avaliação. Com docentes qualificados (especialistas, mestres e doutores), laboratórios equipados e uma estrutura moderna, a FATEC|BA oferta para seus alunos um ensino de qualidade que prepara o profissional não só para a vida, mas também para o mercado de trabalho.

Há 10 anos de anos atuando no mercado de educação superior, a Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia tem buscado sempre estar no ranking das melhores IES do Estado baiano.

Falar de excelência acadêmica é aprender que ela não é medida só com a lista de boas notas de um aluno ou com uma ótima classificação de uma IES no MEC, mas ela também é vista como sendo a realização de projetos comunitários que promovem a responsabilidade social, a criação de incentivos para a inserção no ensino superior por meio de programas de bolsas e de financiamentos estudantis, o acesso às bibliotecas modernas e atualizadas, a reformulação de matrizes curriculares que acompanhem as normas do MEC e promovam o pensamento crítico e, acima de tudo a capacidade de preparar aluno para que ele seja o melhor profissional e bem-sucedido em sua carreira. Nessa edição foram contemplados artigos de docentes e discentes da nossa instituição.

Boa leitura a todos e todas!

Mackson Viana
Jornalista, palestrante na área de carreira e desenvolvimento pessoal. Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais Faculdade Boas Novas – FBN. Master em Assessoria de Comunicação Digital Centro Universitário Araguaia.

 Elbênia Ramos
Jornalista, professora universitária, Mestre em Educação, Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. 

Publicado: 2023-02-02

Artigos Científicos